terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Reportagem Especial: Tayla Carolina

Ela é talentosa e tem um futuro brilhante. Estou falando da zagueira Tayla Carolina. Com apenas 20 anos, a atleta já acumula grandes conquistas na sua carreira e passagens pela seleção brasileira. Com sua humildade, Tayla vem mostrando ser uma excelente jogadora dentro dos gramados e um exemplo de pessoa fora de campo, o que lhe torna ídolo da torcida do Brasil.

Em reportagem exclusiva para o nosso blog EuCurtoFutebolFeminino.blogspot.com.br a zagueira falou um pouco da sua carreira e dos seus principais objetivos nesta temporada.

Confira a entrevista completa:

• Onde tudo começou

Depois de acompanhar o ano em que o Santos Futebol Clube conquistou muitas vitórias em 2007, meu tio soube que estavam realizando uma espécie de peneira e em 2008 fui fazer esse teste. O Kleiton Lima me observou e viu que eu tinha uma postura correta e um perfil bom, palavras do próprio técnico, e que se eu quisesse já poderia treinar com o restante das meninas. O problema era que não teria lugar pra mim no alojamento. Diante disso, eu ia de Praia Grande a Santos uma vez por semana. Depois de um certo tempo conseguir ir mais dias. Para isso, tive que abandonar o atletismo, que já treinava a cerca de 5 anos. No ano de 2008 entrei para o time.

• Família

Fui criada pela minha mãe e minha avó. Meus irmãos nunca ligaram para o futebol, só eu que fui a única. Eu sempre joguei na rua. No começo não tinha conhecimento nenhum sobre futebol feminino “profissional”. Aos 10 anos comecei a treinar atletismo e participar de competições, deixando um pouco de lado o futebol. Logo depois veio os jogos escolares e conseguir levar os dois esportes simultaneamente. Minha avó sempre me acompanhava nas partidas de ambas as modalidades. Minha mãe trabalhava muito e por isso era complicado ela acompanhar também, mas ela sempre me apoiava e nunca tive qualquer tipo de rejeição tanto da minha mãe quanto da minha avó. Isso seguiu até o teste no Santos. Desde então, minha avó sempre está ao meu lado, pois perdi minha mãe.

• Amigos

No Santos, como não morava no alojamento, não tive muita aproximação das demais atletas e por isso me incluíram no grupo das Juvenis, que era mais conhecido por jhuvas entre nós. As minhas primeiras amizades foram Ketlen, Dani Pato, Bruna Miranda e Marcela Killer. Quando fui transferida para o Foz Cataratas me aproximei de várias jogadoras e aprendi a conviver com as diferenças e foi muito fácil viver com todas as atletas. Construir laços muito fortes até hoje.

• Dificuldades

Ficar longe de casa, falta de estrutura, apoio e instabilidade.

• Seleção Brasileira

Foi um sonho a primeira vez em que me convocaram em setembro de 2010 para a seleção sub-18, onde o técnico era Jorge Barcellos. Em 2011 fui convocada para a sub-19 e no ano seguinte para a sub-20 para o Mundial no Japão.

• Gol mais bonito

Só tenho 2 na minha carreira. O primeiro foi na seleção contra o Paraguai, no Sul-Americano. Já o segundo foi de cabeça na estreia da Copa do Brasil de 2012. Acho o primeiro mais bonito. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola viajou e a Glaucia tentou cabecear, mas não conseguiu e então eu apareci de surpresa e chapei a bola de primeira para o gol no segunda trave.

• Primeiro jogo como profissional

Foi contra o Palmeiras, na Copa Mulher, quando atuava no Santos. Entrei na partida no segundo tempo, não me lembro muito bem.

• Ídolo (Futebol e na Vida)

Deus. Não são ídolos, mas eu admiro demais depois que me firmei como zagueira, tenho muita admiração pela Aline Pelegrino, como atleta e como pessoa principalmente. Gosto do Thiago Silva também, e na Vida idolatro minha mãe com certeza.

• Títulos

Eu tenho mais carinho pelos que conquistei jogando claro. Desta forma, foi muito bom ser Tricampeã Paranaense e especialmente a Copa do Brasil 2011, nunca vou me esquecer.

• Decepções

A Final da Copa Libertadores 2012, onde perdemos na decisão e acabamos ficando com o vice-campeonato.

• Sonho

Poder Ajudar quem eu amo. Além disso, ter independência financeira, estudo e sucesso através do futebol.

• Arrependimento

Não tenho nenhum. De tudo se extrai ensinamentos.

• Saudade

Mãe e irmãos juntos.

Perguntada sobre a expectativa para esta temporada, à atleta confirmou que está se transferindo para a Ferroviária de Araraquara.

“Está tudo certo pra minha ida pro Ferroviária de Araraquara”, garantiu Tayla Carolina.

Sobre a apresentação oficial a jogadora não sabe ainda a data definitiva, mas acredita que será em fevereiro. Tayla aproveitou para elogiar seu novo clube.

“Estou ansiosa para o meu terceiro clube e para a disputa do Campeonato Paulista”, revelou a atleta.

Quais são suas expectativas para este ano?

“São as melhores. Pretendo ter boas atuações nos Campeonatos e conquistar a tão sonhada vaga na Copa do Brasil que é o principal objetivo meu e do clube. Com esse sucesso, melhores coisas virão.”

Espera que este ano o futebol feminino seja mais reconhecido?

“Estão surgindo reportagens da Europa. A Fifa acredita muito que este ano será vitorioso para o futebol feminino e por isso, eu e todas as amantes das modalidades, torcemos e esperamos que esta temporada seja marcada por muitas conquistas e mais reconhecimento.”

No final da entrevista, Tayla Carolina deixou um recado para nosso blog e para todos os torcedores brasileiros.

“Eu espero que continuem apoiando e divulgando todas as noticias do Futebol Feminino. Fico feliz pela quantidade de admiradores da modalidade. Sempre atentos aos clubes e seleções. Sou grata e creio que todas as outras jogadoras também são. Foi Um prazer conversar com o novo Blog EucurtofutebolFeminino.blogspot.com.br Obrigada pelo convite e iniciativa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário